"Hoje, nenhuma pessoa com um nível de conhecimento médio, com uma opinião um pouquinho mais sofisticada, acredita na Veja" - Luis Nassif
Esta frase foi retirada da entrevista realizada pela revista Caros Amigos, edição número 132, que já está nas bancas. Na capa está Luis Nassif, que de certa maneira, é um herói a ser reconhecido em sua luta contra a poderosa, influente, mesquinha, incompetente, e temida revista Veja, responsável pela circulação de um milhão de exemplares por semana e pelas maiores atrocidades cometidas contra o jornalismo.
O que Nassif faz é encarar de frente a revista e os seus bastidores, responsáveis por distorcer diversas matérias e condicionar a opinião de seus leitores. Ele faz um trabalho de desmascaramento e repúdia à maldade que paira na intenção de seus colunistas e blogueiros à serviço da revista.
Percebe-se claramente a paixão devotada de Luis Nassif pelo jornalismo ético e correto. Esta batalha é justamente para desfazer os nós e confusões geradas no grande público por parte das grandes mentiras que são públicadas.
Entendo que Nassif, assim como eu, só que em um nível ainda maior, também é guerreiro desta luta contra a hiper-realidade, onde vemos diversas realidades sendo criadas com o único objetivo de controlar o pensamento e a opinião geral. Tomar parte de um lado. São realidades simuladas, verdades simuladas, você pode escolher entre viver uma mentira ou viver a realidade. O que há de real é único, principalmente no jornalismo, onde não há espaço para múltiplas realidades acerca de uma mesma notícia.
Nassif combate a sedução e a histeria criada por artigos que visam o sensacionalismo e a alienação dos leitores, e que não permitem uma formação de opinião. É por estes e outros motivos que, a partir de hoje, o blog de Luis Nassif ganha um link permanente em minha casa virtual.
Para saber mais, acompanhe a série que o Nassif está escrevendo contra a revista Veja em seu blog oficial. Também comprem a revista Caros Amigos, talvez a ultima a dar importância ao jornalismo livre, que não mede palavras e que não tem medo de públicar o que os seus colunistas pensam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário