quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Para Victor Hugo



Filho, imagine só a seguinte cena: uma família andando pelo shopping center num Domingo qualquer. Esta família é composta de três meninas, além deste que lhe escreve, e sua mãe. A cena já gera comentários diversos, como “nossa, que família grande”, “que corajosos!”, “meu herói”, dentre tantos outros. Agora tente imaginar esta mesma família nesta mesma situação, mas adicione como ingrediente uma barriga gigantesca em sua mãe, como se a mesma estivesse prestes a parir um pequeno planeta.

Filho, o pessoal tenta disfarçar, em vão. De algo modo, pego cochicho de um lado, risinhos de outro e comentários irônicos. No começo confesso que tinha um pouco de vergonha. Depois passei pela curiosidade (“o que será que estão falando? Será que acham que não somos instruídos, que não conhecemos nenhum método contraceptivo? Será que somos mórmons ou católicos fervorosos?”).

Depois tudo passa. Parei de me importar. Ao contrário: em algum momento comecei a achar graça e fazer piada com a situação. Posteriormente, passei até a sentir orgulho de tudo isto.

Mas vamos ser sinceros, filho. Quatro crianças é coisa, hein? Quando paro para pensar, penso que vou enlouquecer com o futuro – é preocupação demais...! Financeiramente, até que vamos bem – tirando a sua mãe maluca que hora tem alguns surtos e não só esquece cálculos simples de matemática, mas também que o seu pai é renda fixa.

A preocupação é outra: é com o sofá.

Não cabe. Já tentei sentar algumas pessoas para fazer o teste e não dá certo. Comprei um maior, mas mesmo assim, espremendo, dá para cinco. Isto significa que alguém vai sobrar para o braço. Se futuramente eu for presentado como uma poltrona, já sei que é o sinal para eu “cair fora”.

A preocupação é outra: é com o carro.

Não cabe. Tem que comprar um sete lugares. Só que entenda o cálculo: sete lugares são para famílias grandes. Famílias grandes gastam mais. Logo, sobra menos renda (quando sobra). Mas acho que as montadoras não entendem isto e vendem carros de sete lugares a preço de moradias habitacionais. Como é caro. E a seguradora pensa do mesmo modo. Como é caro.

A preocupação é outra: é com a pizza.

Uma só não dá. Já não está dando agora, com suas irmãs crescendo, estão comendo mais. Quando ligo, já peço a pizza mais umas quatro esfihas. Agora já terei que encomendar de duas. Refrigerantes de dois litros significa menos que uma lata para nós seis. Suco então, só se for de caju concentrado – que rende 5 litros. Se for natural, tem que começar a preparar um dia antes para encher as jarras.

E ainda assim, você pode se perguntar, filho: “por que então eu nasci?”.

Não sei lhe responder, mas posso te mostrar umas coisas a respeito da vida. Nós somos orientados a ela. Nós temos sede de viver. Nós queremos até mesmo vencer a morte para prosseguir além daqui num outro plano. O ser humano não quer morrer. Eu quero viver por 500 eras e atravessar milênios.

Tem um certo mistério que nos prende aqui. E tem outro que nem é tão mistério assim: a vida é boa. Acredite. Tanta desgraça nos jornais, a violência e o crime são manchetes diárias, mas basta o sorriso de uma criança ou um gesto bonito que esquecemos tudo o que há de ruim.

Vamos dizer sempre que ser humano não presta, que estamos condenados, mas cá estamos, nos divertindo em família, fazendo um churrasco, celebrando o natal e relembrando histórias bonitas. Pois temos muitas histórias bonitas para contar. Mesmo aquelas que são difíceis também são bonitas. Mesmo na tragédia há beleza para expor. Por que a vida é bonita.

E você vem aí, logo mais: as 07:00h da manhã. Victor Hugo Guimarães Venancio. Eu gosto da sigla VHV, mas sua mãe me enche o saco: “cadê o G?”. Não entende que geralmente usamos o primeiro e último nome. Eu a respeito, VHGV.

Victor Hugo é um dos expoentes da literatura, estadista francês, que escreveu grandes clássicos, como “Les Miserables”, “O Corcunda de Notre Dame” e “Os Trabalhadores do Mar”. Vem do latim “Vitória Certa”.

Victor Hugo é o nome de uma grife de bolsas famosíssimas, daquelas pomposas e chiques – criada por um sujeito uruguaio - que carrega o mesmo nome e que atualmente mora aqui em nosso país.

Filho, acabo de descrever o seu nome sob duas visões: a minha e a de sua mãe. Eu escolhi o seu nome, então parabéns! Você carrega uma homenagem ao escritor francês! Eu amo cinema e literatura.

E para sua sorte, também amo videogames. Então provavelmente você terá um acervo enorme de games assim que tiver idade para tal – prometo que irei guardar para você. Sabe outra coisa que deu sorte? Tenho umas HQs bem antigas aqui comigo: coisas do Superman, Batman e outros. Espero que você curta. Tem pessoas que até matariam por estas edições e elas te esperam quando se tornar maior.

Filho, tem um milhão de coisas para dizer, mas daqui a pouco amanhece o dia e eu preciso levar a sua mãe para realizar o parto. Imagine só a nossa ansiedade.

Porém, vou te colocar a par do mundo nesta data. Resultados da Copa do Brasil:

  • Corinthians 2 x 0 Luverdense (filho, quase passamos vergonha aqui – mas somos os atuais campeões do mundo).
  • Grêmio 2 x 0 Santos (tá coisa a feia para o Santos).
  • Atlético-PR 3 x 0 Palmeiras (e o nosso rival, que está na série B?)

Filho, mais uma de esporte: neste momento, o São Paulo está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e o Brasil inteiro faz votos para que aí fique.

Filho, aí vai minha primeira lição: odeio o São Paulo, o Palmeiras e o Santos, mas amo os são paulinos, os palmeirenses e os santistas. Isto é apenas um esporte. Os clubes são rivais, não inimigos. Algumas pessoas não entendem isto. Esporte para o público é apenas entretenimento, como ler um livro ou ver um filme. Nada mais do que isto.

Além disto, Anderson Silva, campeão a tantos, foi derrotado de forma polêmica e promete revanche no fim do ano. Isto foi um balde de água fria. O maior lutador de MMA de todos os tempos derrotado de modo infantil.

Neste mesmo ano, pessoas se reuniram e saíram às ruas para protestar por um Brasil melhor. Estes protestos duraram quase um mês (e ainda continuam em menor escala). Foi de arrepiar! Espero que a sua geração continue a lutar pelos seus direitos!

  • Salário mínimo de R$ 678,00.
  • Uma boate pega fogo e 242 jovens morrem – uma triste tragédia no Rio Grande do Sul.
  • Fim do mandato de José Sarney (!!!) e início de Renan Calheiros (???)
  • Um papa renuncia ao papado pela primeira vez na história (?????????)
  • Xbox One e Playstation 4 são apresentados ao mundo
  • Golpe de Estado no Egito
  • Morre Chorão, Hugo Chavez, Bóris Berezovski, Dominguinhos e Emílio Santiago.
  • Mega Sena acumula e pode pagar 32 milhões no próximo sábado.
  • Dólar à R$ 2,40.

Filho, há tantas coisas... Logo te encontro e te conto mais coisas... Não se esqueça de ler Dostoiévski e assistir Bergman. Woody Allen é dos meus, leia também a obra de José Saramago. Batman – O Cavalheiros das Trevas é um grande quadrinho, assim como Peanuts e Mafalda. Dê uma chance para a Trilogia Matrix e leia sobre Jean Baudrillard.

Até mais,

Evandro V.

4 comentários:

  1. Tenho dois filhos (só rsss), mas não sei se por isso ou por alguma outra coisa, porém foi uma das coisas mais belas que li nos últimos tempos.
    Parabéns por tudo!

    ResponderExcluir
  2. FAla Evandrao, saude e vida longa ao VHGV. Muito aqui me emocionou e olha q nem sou pai ainda. Vai ser um fa de hq, video games, literatura e cinema se Deus quiser. Abracao e felicidades

    ResponderExcluir
  3. O Victor Hugo talvez queira saber como é o pai dele nos dias de hoje também pela perspectiva de um amigo.

    Victor Hugo, o seu pai é foda. Assim mesmo, definido com um palavrão e sem medo, pois, se você já aprendeu a ler, também já deve ter aprendido a ouvir e provavelmente falar os palavrões mais cotidianos da nossa língua. E liberdade de expressão, junto à vontade e alegria de se expressar da forma mais clara possível, é só uma das coisas que seu pai terá o prazer de te ensinar.

    Ele vai te ensinar a consumir cada segundo do tempo de maneira produtiva. Hoje, até quando ele para para jogar video-game ele está fazendo algo produtivo. Ou isso, ou ele é o cara mais rápido do planeta, sendo capaz de absorver cultura e conhecimento numa velocidade e qualidade que espantam esse que escreve agora.

    Os amigos do seu pai tentam sem sucesso desvendar o segredo que ele guarda sobre como conseguir ter 4 filhos, um emprego 9h-18h, toda a responsabilidade inerente disso e ainda ter tempo de ser um dos maiores especialistas da empresa onde ele trabalha, ler todos os livros que ele lê, jogar todos os jogos que ele joga e, de quebra, cozinhar como hobby do tipo "passatempo" -- assim mesmo, entre aspas e irônico como soa.

    Victor Hugo, se fosse para eu te dar qualquer dica agora, seria essa: entenda como o seu pai consegue se manter tão motivado, na direção certa e movendo-se tão assertivamente em direção ao futuro. Eu espero que você descubra como ser assim logo cedo. Ou, tanto melhor, que essa habilidade já tenha nascido com você.

    Um forte abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  4. Poutsz, fiquei muito feliz em saber que vc voltou, Evandro!.

    Ótimo artigo, como sempre!

    Alias, gostaria de te fazer um pedido; um parecer seu sobre o álbum KID A do Radiohead.

    Existe muito material filosófico comprimido naquelas letras desconexas e acho que vc poderia muito interpreta-las e expandi-las para diversos contextos. Fiz esse exercício e gostaria de ter uma outra referência pra fazer uma comparação, hehe.

    Grande Abraços, Felipe Batista.

    ResponderExcluir