Recentemente tenho escutado bastante em ciclos femininos, através dos corredores da vida, algumas discussões à respeito do homem ideal. Até há pouco tempo, era comum ouvir coisas como "o homem perfeito é uma pessoa inteligente, carinhosa, fiel, amiga, e, se possível, charmosa". Não havia uma resposta que englobasse a beleza como prioridade justamente porque a mulher carecia de um companheiro que lhe desse, acima de tudo, estabilidade e segurança.
Hoje, embora o discurso não tenha se alterado de forma significativa, observamos uma outra atitude por parte das mulheres: elas buscam homens aventureiros, homens bonitos e homens que estejam fisicamente em forma. Obviamente estou fazendo uma generalização, e de forma alguma este é um discurso machista, é apenas um outro olhar sobre as coisas que estão acontecendo. Particularmente, eu acredito que relacionamentos estáveis estão fora de qualquer padrão e são impossíveis de serem analisados se não irmos diretamente no particular de cada ser. Reitero que as coisas que digo são conforme a visão global das coisas como um todo, e dentro desta visão existe inúmeras exceções que poderiam ser destacadas.
Vamos tentar entender porque as mulheres estão alterando as suas prioridades na hora de buscar um relacionamento.
Primeiramente, houve uma mudança econômica e social muita importante que inseriu a mulher como ser independente no mundo. Hoje observamos mulheres trabalhando em cargos onde até pouco tempo atrás, apenas homens eram considerados qualificados para exercer a função. Assim, temos mulheres chefiando grupos de homens em cargos técnicos e podemos observar que elas conquistaram o direito de igualdade dentro do mercado. As mulheres invadiram as universidades e os cursos especializados, se igualando ao homem quanto à atitude cultural. Mulheres adquirem veículos e imóveis. Enfim, mulheres garantem sua própria estabilidade e segurança de forma que ela não precisa mais de um homem que lhe possa der este tipo de necessidade. Em nossos tempos a mulher só precisa de um homem para fazer aquilo que ela não poderia fazer sozinha: namorar!
Com esta individualidade, elas se permitem arriscar mais, e sujeitar-se, assim, à diversos relacionamentos curtos, muitas vezes com o intuito de se divertir, e nada mais, e já que é para arriscar, que seja como uma pessoa bonita, por quê não? Afinal, se não der certo, posso tentar com outras pessoas depois, não é mesmo? Não tenho compromisso com ninguém! Me sustento com minhas próprias pernas! Para quê um homem para dialogar, afinal tenho tantos amigos!
A mulher deixou, finalmente, toda sua forma conservadora para trás, e hoje se permite escolher com qual pessoa deseja ficar. Geralmente armam uma espécie de armadilha para agarrar algum homem, brincam com flertes ou fazem uma espécie de jogo: avaliam os homens enquanto eles caminham pelas casas, algumas têm desafios, outras têm alguns bônus, quem chegar até o final levam elas como prêmio. As mais desinibidas não hesitam em atacar diretamente o seu alvo. Diversas publicações, voltadas ao público feminino, ensinam as mais diversas estratégias de como fisgar este homem ideal.
Enfim, ainda que esteja generalizando, de certo isto me parece uma tendência natural propícia as mudanças de nosso tempo, embora esteja ocorrendo, gradualmente, de forma vagarosa. Mas o quê esta mudança representa para o homem? A primeira impressão é que isto poderia ser bom, afinal o instinto animal do macho - seja isto um produto social ou natural - diz que a cópula é necessária para satisfazer suas necessidades, assim como ir ao banheiro urinar. Sendo assim, todos felizes! Os homens querem uma relação passageira com diversas mulheres, e as mulheres querem uma relação passageira com diversos homens, não é mesmo? Errado! O que observo é que está havendo uma inversão de valores. Acompanhe.
Venho discutindo partirculamente com alguns homens se eles também percebem esta inversão, ou se é algo que está enfatisado apenas dentro de mim. Em parte eles concordam e até apresentam alguns fatos que ajudam a sustentar esta minha opinião: mulheres dizendo que homem de verdade tem que ter bastante testosterona; outra dizendo que o homem perfeito é - observem a vulgaridade! - o homem lobo-mau: te enxerga bem, te ouve bem e ainda lhe come; outras dizem que homem que chora é afeminado; homens que dão flores estão ultrapassados; etc.
Enfim, este discurso parece bater de frente com as necessidades dos homens, porém uma coisa deu errado: eles não gostaram de ouvir tais coisas. Homens sensíveis dotados de capacidade intelectual são comparadas as moças ingênuas de antigamente. Aquela coisa que todos diziam que "homem que tem barriguinha passa" está indo para o brejo: mulheres querem homens com o corpo em forma. A magia da conquista, aquelas ações que faziam mulheres suspirarem por semanas, aqueles bilhetes contendo singelos elogios, os encontros as escondidas, são ferramentas que não servem mais para nada. Os homens não têm mais nada que podem utilizar como formas de conquista! Agora estão ao "Deus dará": devem ter a sorte de serem escolhidos por alguém. O poder que antes ele exercia nos astros já não existe e ele não tem nenhuma influência sob a mulher. Qual é a única coisa que resta para chamar a atenção? Cuidar da beleza! Nunca vimos um surto tão grande de homens preocupados com a alimentação, com roupas de qualidade, perfumes, cremes para passar no rosto, cortes de cabelos diferenciados, com academias de musculação, etc. Homens passaram a frequentar salões de beleza e até mesmo se depilaram. Tudo isto para não ficar para trás.
A raça masculina está triste: Cadê o romantismo? Cadê as várias noites sem dormir? Cadê aquela nossa companheira e amiga que sempre está ao nosso lado? Agora está tudo tão fácil e tão fútil, basta que se seja bonito e atacar bastante!
Mas porque isto ocorre? Porque o homem não está mais satisfeito, visto que conquistar nem exige mais muitas palavras? Quais são as implicações que este problema pode trazer?
O ser do sexo masculino é sedento pelo poder e pela posse. Quando ele não é mais reconhecido como ser que exerce poder sobre as mulheres, entra numa espécie de conflito. Além do que, ele necessita de "ter" uma companheira - este espiríto aventureiro é temporário - o que queremos é voltar para casa acompanhado e que, ao acordarmos, a pessoa esteja ao nosso lado. Os homens querem estar por cima: ele quer ser o centro da familia, quer cuidar dos assuntos mais complexos, quer entrar em campo para resolver as coisas, e quer ser visto como um herói por sua mulher. O homem quer ser único, insubstituível e quer algo mais consistente. Ele quer ser amado.
Como implicação, o homem solitário se torna sensível, esperançoso e reflexivo. O homem de hoje chora ao despreender tempo para conquistar uma pessoa que ele considera tanto e ela mesmo não dá algum valor à ele. Faz tanto para chamar a atenção, e é motivo de chacota no círcuito feminino, ou pior, passa indiferente por elas. Homens se arrumam, passam gel no cabelo, passam perfume, estudam letras, falam idiomas, e ainda assim passam na vida das mulheres como se fossem invisíveis.
Homens saem a noite e se expõem em mesas de barzinhos, como se fossem vitrines, esperando que alguma alma piedosa do sexo oposto possa se sentir atraída por eles. Quando frustrados, homens vão ao cinema, ficam em casa, assistem televisão, leêm livros. Vão enriquecendo como ser interior e "elas" continuam castigando "eles".
Mulheres reclamam que faltam homens, porém homens não querem mais qualquer mulher: querem Mulheres com M maiúsculo. Querem pessoas que possam confiar, que possam confessar seus segredos mais íntimos, querem ser amados e colocados no pedestal, querem se apaixonar. Chega de vulgaridade!
Mulher, reconheça o homem que há por trás da aparência! Reconheça a sua inteligência e o seu carácter! Verá que entre muitos deles, você encontrará excelente pessoas! Excelentes companhias! E preste atenção, porque ele já pode estar perto de você! Abra os olhos! Homens não querem mais ser reprimidos! Se eles gostam de verdade, não querem perder, ou seja, retribuam os seus gestos e suas palavras! Se deixem envolver! Participe do jogo de conquistar - conquiste e seja conquistada! Te prometo que você não se arrependerá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário