Em minha primeira contribuição para o estudo que pretendo realizar sobre este filósofo, segue a tradução da vida de Baudrillard (originalmente publicado no Wikipedia em inglês; em português o verbete ainda está fraco, mas irei traduzir todo o texto e acrescentar informações, conforme o andamento do estudo).
Para ler outros artigos de Jean Baudrillard, clique aqui ou acesse diretamente o blog criado especificamente para comentar a obra do filósofo.
Jean Baudrillard (29 de Julho de 1929 - 06 de Março de 2007) foi um teórico cultural, sociólogo, filósofo, comentarista político e fotógrafo francês. Sua obra é frequentemente associada com o pós-modernismo e o pós-estruturalismo.
Jean Baudrillard nasceu em uma familia de camponeses em Reims, no norte da França, no dia 29 de Julho de 1929. Ele foi o primeiro de sua familia a frequentar a faculdade quando descidiu ingressar para a Universidade de Sorbonne em Paris. Lá ele estudou alemão, o que, no período de 1958 até 1966, lhe possibilitou a lecionar aulas da língua alemã em um colégio da província. Durante este período, Baudrillard começou a publica resenhas de literatura, além de traduzir trabalhos de diversos autores, como Peter Weiss, Bertolt Brecht e Wilhelm Muhlmann.
Em seus ultimos meses como professor de alemão, Baudrillard começou a ingressar para o ramo da Sociologia, eventualmente concluindo sua tese de doutorado "Le Système des objets" (O Sistema dos Objetos) sobre a orientação de Henri Lefebvre. Consequentemente, ele começou a lecionar sobre este assunto na Université de Paris-X Nanterre, na época uma instituição politicamente radical, a qual estaria profundamente envolvida nos acontecimentos de Maio de 1968. Em Nanterre, ele conquistou a posição de Maître Assistant (Professor Assistente), e logo Maître de Conférences (Professor Associado), eventualmente se tornou um professor depois de completar a sua habilitação, entitulada "L'Autre par luimême" (O Outro, por ele mesmo).
Em 1986, ele se transferiu para o IRIS ("Institut de Recherche et d'Information Socio-Économique") da Université de Paris-IX Dauphine, onde ele passou a maior parte de sua carreira como professor. Durante este tempo, ele começou a deixar a Sociologia como uma disciplina (particularmente em sua forma "clássica") e, posteriormente, também parou de lecionar em período integral, no entanto ele se manteve ligado ao mundo acadêmico. Durante 1980 e 1990 seus livros começaram a ganhar uma larga audiência, e em seus ultimos anos ele seu tornou uma celebridade intelectual, sendo publicado frequentemente em diversas publicações em francês e inglês. Ainda assim, ele continuou apoiando o Institut de Recherche sur l'Innovation Sociale no Centre National de la Recherche Scientifique e era Sátrapa no Collège de Pataphysique. Ele também colaborou com o canadense periódico de filosofia Ctheory, onde ele era abundantemente citado. Ele morreu de tifóide em 06 de Março de 2007, aos 77 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário