Há muito tempo que eu pensava em escrever uma série de artigos à respeito da obra do filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard. Maior expoente da filosofia contemporânea, Baudrillard foi um observador perspicaz e crítico ferrenho de nossa sociedade, construída através de modelos de simulação (os chamados simulacros). Principal desenvolvedor de conceitos como hiper-realidade e transpolítica. Sua obra é frequentemente associada com a corrente denominada pós-modernismo e pós-estruturalismo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguvshSV7QtBW9Qij9UaBxqzIIS4KIguzZhz8RnpXP_WHN4NHaez_o9svzNWcm7N5py2wXFzNj2uMth2fVsrE6rsYH3XIr8FzdQp-U_lLrutaEN5jcdmSfWwepj-ASOtIH3sp9tvQCGS60/s320/jean_baudrillard.jpg)
Este projeto é uma realização pessoal. Através da análise dos textos, pretendo vislumbrar novas possibilidades, direcionar um outro olhar para a obra, indagar o filósofo, ampliar horizontes e reconstruir os problemas que foram pensados por Baudrillard, e, posteriormente, me distanciar do autor para construir os meus próprios conceitos baseados em minha visão. Pois eu acredito na hiper-realidade, acredito em sistemas baseados em simulacros, e me sinto perturbado quando, enfim, parece que tudo o que eu vejo é falso.
Sei que Jean Baudrillard jamais aceitaria que ele fosse discutido através da internet, que é uma espécie de necessidade produzida, não uma evolução, ao contrário, uma tentativa de substituir fatalmente tudo o que ainda resta de real, porém eu me sinto tentado em levar o seu pensamento adiante e para o maior número de pessoas possíveis.
Enfim, hoje se inicia a minha investigação filosófica e análise das obras de Jean Baudrillard.
Prepare-se para enxergar para além de sua visão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário