sábado, 3 de janeiro de 2009

Turma da Mônica Jovem: Quinta Edição

Depois de finalizar o arco “4 Dimensões Mágicas” fomos premiados com uma edição morna. Não chega a ser um desastre, como a segunda edição, porém não há nenhum elemento que nos deixa empolgados, afinal os nuances de nostalgia – principal característica da série, já não estão presentes.

Desta vez temos três histórias completas. A primeira, na minha opinião, é muito fraca. Ao menos, para o público mais velho ou para os garotos, talvez esta fórmula não funcione. A história se chama “Onze Coisas Que As Garotas Amam” e pelo título temos uma síntese de tudo o que acontece: shopping center, maquiagem, cabeleiros, sobremesas, etc. Tudo bem que os roteiristas prezam pela ingenuidade das personagens, mas para mim, padronizar os gostos de todas as garotas, é quase como um insulto para aquelas que gostam de coisas diferentes das demais. Mesmo porque, o público que lê quadrinho já é diferenciado dos demais: geralmente são pessoas mais inteligentes e com opinião.

A segunda história já melhora bastante. Em “Os Meninos São Todos Iguais”, Mônica, Magali e Denise decidem dar um fim numa suposta festa criada somente para meninos. Obviamente elas se enganam. Esta história é melhor porque relembra a fórmula criada para contar as antigas histórias da Turma da Mônica. De fato, se você inserir a mesma história na roupagem antiga terá o mesmo efeito. Muitas vezes a melhor coisa é repetir mais do mesmo. Aqui funcionou bem.

A terceira história, que é a melhor de todas (e fatalmente também é a mais curta), é extremamente hilária. Muito bem humorada, sem perder a inocência. Só ela já vale todo o volume. Fala sobre a relação de paixão que os homens têm com seus carros. Bem divertida mesmo.

O destaque é que é a Mônica, a partir deste volume, está mais atiçada pelo Cebolinha, de forma que ela não consegue mais conter os seus sentimentos. O problema é que o “homem” está envergonhado e não consegue dar sequencia aos seus sentimentos. Vamos aguardar o próximo volume para ver o que acontece!

3 comentários:

  1. !
    espero um dia poder ler o final do artigo sobre o filme donnie darko!
    belos textos!

    ResponderExcluir
  2. Olá infinitesimal!

    Primeiramente, grato pela visita e pelos elogios! Quanto à análise de Donnie Darko pretendo continuá-la porque não gosto de deixar um trabalho inacabado. Quando exatamente eu não sei precisar, porém prometo um novo post até o final do mês.

    A verdade é que é muito desistimulante você iniciar um trabalho longo e não ter nenhum comentário que incentive, critique ou complemente o trabalho. Sei que diversas pessoas chegam nos textos e o lêem, só que o fato delas não dizerem se gostaram ou não acaba por me deixar sem saber qual direção tomar.

    Fico feliz por seu comentário! Com certeza me incentiva a continuar o que foi iniciado!

    Donnie Darko

    ResponderExcluir
  3. Conforme pedidos, a série de análises de Donnie Darko foi retomada.

    Agora divulguem, comentem e apreciem!

    http://www.evenancio.com/search?q=Donnie+Darko

    ResponderExcluir