quinta-feira, 3 de junho de 2010
Peanuts Completo Vol 1
Charlie Brown, por decisão unânime, é considerado o mais jovem existencialista da história. Mesmo criança, Charlie Brown sofre com os muitos problemas da existência, do absurdo que é a vida, do por que de existir e por quê de estar ali. De fato, Charlie Brown é um perdedor nato. Porém o gostoso é ver que Charlie Brown aceita sua condição, mesmo no calor da inocência, e sempre está lá para mais uma partida de xadrez, mais uma partida de beisebol, mesmo sabendo que dificilmente ganhará alguma vez (afinal já são mais de 10 mil partidas sem ganhar nada). Charlie Brown nunca desiste. Isto faz dele um herói.
Tudo o que foi dito acima poderia ser trágico, mas foi retrato com um humor fino e agradável por Charles Schulz, o pessimista criador de Peanuts, as tiras em quadrinhos que foram publicadas diariamente em diversos periódicos nas mais diversas línguas entre 1950 e 2000. Schulz é o pai de uma série de personagens inesquecíveis, como o cachorro Snoopy, Lucy, Linus, Paty Pimentinha e, claro, o bom e velho Charlie Brown. Charles Schulz, figura notória, foi um dos mais bem pagos quadrinistas de todos os tempos: chegava a ganhar entre 30 e 40 milhões de dólares por ano. Seus produtos até hoje são comumente licenciados, sendo que Peanuts é uma franquia de sucesso.
Suas tiras foram compiladas numa edição nobre, tão nobre quanto o seu ator, e começaram a sair por aqui pela editora LP&M, com o mesmo tratamento dado lá fora, ou seja, em edições de alto nível. Neste primeiro volume temos compiladas as tiras publicadas entre 1950 e 1952, o início de tudo. É interessante observar os costumes da época, inclusive os brinquedos, assim como a evolução do próprio mundo. Num exemplo, a chegada em massa das televisões para os lares americanos, que contagiou até mesmo Snoopy, que instalou uma antena de televisão em sua casinha de cachorro.
Como bônus, temos uma bela introdução, uma grandiosa biografia com detalhes curiosos sobre a vida de Charles Schulz e uma extensa entrevista com o autor, que revela coisas muito interessantes, como o espanto por sua obra ter se tornado tão grande, assim como a rejeição pelo nome Peanuts, a qual se diz amargurado até o fim de sua vida, nome que considera de mal gosto e obsceno. Revela também o paralelo entre o homem Schulz e Charlie Brown, cujos ambos os pais possuem uma barbearia, observam o quanto é difícil serem eles mesmos.
Charlie Brown não gosta de si, nem de sua vida. Numa tira ele reclama de como sua vida é ruim e alguém lhe diz que ele é muito jovem para reclamar tanto. Que ainda há muitos anos de vida pela frente. Então Charlie Brown diz: "é isto que eu tenho medo". Que a vida seja um tédio por tanto tempo. Tudo isto é dito sem drama, na forma inocente como as crianças se expressam. Charlie Brown necessita ser amado. Ele precisa de atenção, porém está sempre sendo rejeitado. Mas o que fazer? Tudo bem, a vida continua.
Por isto nos identificamos tanto com as personagens de Peanuts! Não só com Charlie Brown, mas todos os outros são igualmente especiais e marcantes. Lucy, de certa maneira até maquiavélica, gosta de aprontar. Gosta de torrar a paciência dos outros. Snoopy é o melhor cachorro de todos, mesmo sendo preguiçoso e inconveniente na maior parte das vezes.
Enfim, Peanuts é uma das tiras mais bacanas com a temática existencialismo. Questões filosóficas são tratadas com muito humor. Tenho certeza que ao adquirir este álbum você terá certeza que cada centavo do seu dinheiro terá valido a pena. Peanuts não se trata apenas de entretenimento, mas de enriquecer sua bagagem intelectual. De fazer você refletir em questões simples, porém com respostas complexas (quando elas existem). Quando esquecermos um pouco sobre do que se trata a vida, nada como Peanuts para nos reencontrarmos.
Peanuts Completo - Volume 1
Charles Schulz
LP&M Editora
3ª edição - 20089- 350 páginas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi! Pô cara gostei muito de sua interpretação sobre ok computer do radiohead,afinal um album genial merece uma interpretação genial...
ResponderExcluiresse album tem tudo a ver comigo com o universo onde vivo...paranoid android eh minha musica...
ass.: rudi daniel