terça-feira, 1 de junho de 2010
Universo Hiper-Real
Há muito tempo desenvolvo neste blog diversos tópicos relacionados a temática hiper-real. Quem acompanha os meus escritos sabe exatamente do que se trata, porém podemos resumir da seguinte maneira: o hiper-real é um aperfeiçoamento de real, ou seja, uma realidade que está para além de si mesma. Por exemplo, uma fotografia retocada por computador publicada em alguma revista.
A perfeição da fotografia vai para além da perfeição da realidade. Jamais conseguiríamos chegar no mesmo resultado se não houvesse maquiagem ou computador.
A consequência é que perseguimos esta realidade que não existe, mesmo que também não seja falsa. Temos problemas para discenir a ilusão do real.
Esta confusão hiper-real faz parte de nossa era, da nossa sociedade e está presente em cada um de nós. Logo, perdemos muito de nossa identidade e de nossa natureza. Vivemos cada vez mais num universo de aparências ilusórias, em parte como rota de fuga deste inferno que é viver. Andamos sinuosamente numa rota hiper-real e fingimos que não é conosco. Logo, deixa de ser um fingimento e vira um estilo de viver. Esquecemos que isto é algo criado, uma ilusão. Incoporamos a ideia e acreditamos nela.
Muito já falamos e muito temos para falar acerca deste tema, sob a ótica da filosofia, da sociologia, da ética, da economia, da literatura e mesmo do cinema.
Por tanto decidi criar um outro blog apenas para receber este assunto. Seu nome não poderia ser outro, senão Universo Hiper-Real. Espero que vocês gostem e aguardo os seus comentários por lá.
Aos poucos migrarei todo o conteúdo em torno da temática que escrevi neste blog para o Universo Hiper-Real, que eventualmente poderá receber textos de terceiros (se quiser escrever para o blog é só entrar em contato comigo).
Na coluna direita deste blog eu criei uma seção chamada Universo Hiper-Real que mostra os últimos 5 assuntos publicados.
O espaço aqui continua grandioso. Continuarei resenhando livros, escrevendo sobre cinema, religião, teatro e filosofia.
A partir de hoje, também avisarei sobre os novos posts (tanto deste quando do outro blog) via o meu twitter @evenancio.
Conto com a visita de vocês! Se gostarem, por favor divulguem a iniciativa para que ela não caia no esquecimento!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário