sábado, 18 de junho de 2011

Avaliação do NetMovies para Samsung

Recentemente os eletrônicos da Samsung que acessam a internet (mesmo aqueles que não fazem parte da linha SmartTV) receberam uma atualização que trás no seu pacote uma aplicativo da NetMovies, entre outros. Junto com a aplicação, uma promoção para testar os serviços de filmes online por seis meses gratuitos.

Resolvi aderir o programa para experimentar esta nova modalidade de assistir filmes, onde muitos especialistas dizem ser a tendência daqui para frente: nada de mídia física, tudo armazenado nas nuvens – assim como suas fotos, seus e-mails e, cada vez mais, os seus livros virtuais.

Não sei se esta moda chegará até a mim, que adoro meus livros de papel e os estojos de meus filmes, entretanto sou agnóstico e sem preconceitos, por isto antes de me posicionar contra ou a favor, nada melhor do que avaliar a opção por mim mesmo (até por que eu fui um daqueles que criticou o MP3 no passado e hoje eles fazem parte das minhas aquisições – até por que a disponibilidade desta linha é incrível: para onde quer que eu vá, basta que eu tenha um dispositivo que tenha internet para que eu faça download das músicas que eu comprei em diferentes lojas).

Primeiros Passos

Quando você entra no aplicativo do NetMovies, é fornecido um código e solicitado para que você entre, através de um computador, no site da empresa e faça um cadastro com este código. Enquanto você não fizer isto, não há como navegar no aplicativo, que fica travado aguardando a ativação pelo site.

No site da empresa temos a informação que o serviço custa R$ 9,90 por mês para filmes à vontade via stream (ou seja, online), sendo que os seis primeiros meses são gratuitos. Ao fazer o cadastro, algo que não gostei: o cadastro exige que você forneça um número de cartão de crédito. Ora, se estou em período de teste, por que deveria fornecer o meu cartão? Mesmo a contragosto resolvi efetivar o cadastro.

Somos avisados que, caso não tenhamos interesse no serviço, é necessário ligar para cancelá-lo, caso contrário, após o sexto mês, a cobrança será efetuada no cartão de crédito informado. Agora está explicado. É uma jogada comercial que conta com o seu esquecimento em cancelar o serviço para ganhar o seu dinheiro – além disto, como o valor é razoavelmente baixo, o mais provável é que o consumidor vá postergando o cancelamento para não ter que enfrentar o temido call center (o grande monstro de nosso tempo).

Melhor seria se o serviço fosse simplesmente cortado: se for realmente bom, os consumidores farão questão de pagar para continuar com o serviço. Ponto negativo para a NetMovies, que deve se assegurar da fidelização dos seus clientes através da qualidade de seus serviços.

Enfim, após o cadastro o sistema da NetMovies efetiva a assinatura dando desconto de R$ 9,90 no seis primeiros meses. Automaticamente o aplicativo da Samsung é desbloqueado e você entra numa navegador que permite visualizar o catálogo da locadora virtual.

A Navegação

Ao abrir o aplicativo da NetMovies de cara é aberta uma opção do menu chamada “Minha Lista”. Neste item estão todos aqueles filmes que eu selecionei para assistir mais tarde, no melhor estilo “Lista de Desejos” presente em outras lojas virtuais. Se for a primeira vez que você utiliza o serviço, evidentemente a lista estará vazia.

Este, a meu ver, é um recurso muito útil. Ao navegar pelo vasto catálogo da locadora virtual, não havia como não querer separar alguns filmes para assistir posteriormente. A inclusão numa lista foi o meio que possibilitou atender o meu desejo.

Além disto, temos o menu Gêneros, Indicados Online, Novidades Online, Premium e Buscar.
Ao entrar em Gêneros surge um submenu com as seguintes categorias: Ação e Aventura, Western, Drama, Romance, Comédia, Anime, Curtas, Documentários, Família, Lutas, Musicais, Religião, Suspense e Terror.

Os filmes podem aparecer em mais de uma Categoria. Portanto, ao escolher o gênero Terror, o mesmo filme pode aparecer em Suspense. Do mesmo modo que um filme categorizado como Comédia pode aparecer em Família.

Ao selecionar um gênero, uma lista com os filmes aparece. Na lista temos a capa do filme – muitas vezes com capas alternativas as do estojo do filme em questão (o que é bem ruim, visto que fica despadronizado com o mercado – além do quê, as capas alternativas do NetMovies sempre são mais feias do que as capas originais: haviam filmes que pela capa pareciam mais antigos do que realmente eram). Além da capa temos o título do filme, a nota média (conforme avaliação dos usuários do serviço) e a classificação indicativa.

Ao selecionar o filme, temos ainda o título original, o tempo do filme, o ano de lançamento original, um botão para assisti-lo imediatamente, outro para inclui-lo na lista para assistir posteriormente, uma sinopse e informações de elenco e diretor.

Voltando ao menu, quanto ao item Indicados Online eu não sei bem o que se trata. Me parece que são os últimos avaliados pelos usuários do serviço. Alias, um ponto negativo – só é possível avaliar o filme no site da NetMovies. O aplicativo não oferece a opção de avaliar o filme.

Em Novidades Online temos os últimos filmes adicionados ao catálogo. E isto não quer dizer que sejam lançamentos. Conforme digo mais para frente, o nicho deste serviço não são os lançamentos e blockbusters do mundo cinematográfico.

No item Premium eu também não sei exatamente o que significa. Para mim aparecem apenas três filmes (que estão destacados como Premium em cada uma das capas).

Já o item Buscar nada mais é do que... Buscar! Nada de novo: um teclado virtual e é isto aí. Se a busca é precisa? Para mim foi: digitei Kurosawa e veio 20 filmes deste diretor! Fiquei bastante animado, pois dificilmente você acha 20 filmes de Kurosawa para comprar, nem mesmo para baixar no mundo underground! Pois é justamente do catálogo, o trunfo do NetMovies, que falaremos no próximo tópico.

O Catálogo

Antes de avaliar o serviço, havia uma grande dúvida: o que faria aderir um serviço de vídeos online, visto que hoje eu tenho acesso aos mais diversos filmes, seja através de DVD, Blu Ray, TV á Cabo ou mesmo através de Download via Torrent? A NetMovies conseguiu me responder magistralmente: o seu vasto e rico catálogo de filmes antigos. É difícil e caro competir com filmes de vitrine no momento, portanto a NetMovies traz um excelente acervo com filmes das antigas – filmes da mais alta qualidade que são raros de achar, mesmo neste vasto mundo cibernético.

Todos os filmes são legendados em português, e uma boa parte também é dublado. Enfim, é um espetáculo a parte que faz valer o dinheiro investido. O acervo sai do eixo comercial e trás o lado B de diversos diretores consagrados, assim como filmes que são feitos para a televisão e que dificilmente são encontrados aqui no Brasil – visto que a maior parte das locadoras de bairro, que sempre tem alguma coisa abandonada numa estante escondida, estão indo para o buraco devido aos novos modelos de negócio.

Por exemplo, temos uma dezena de filmes de Orson Welles, mais conhecido por Cidadão Kane, considero por muitos como o melhor files de todos os tempos. Porém, me cite algum outro trabalho do cineasta? Se fosse não é cinéfilo de carteirinha, não é estudante de cinema e nem faz parte do meio, provavelmente não conhece. Entretanto o catálogo do NetMovies pode te proporcionar esta degustação. O mesmo acontece com Kurosawa e Fellini, entre outros igualmente importantes.

Você pode me perguntar: tem Avatar? Matrix? Desenhos da Pixar? Não, amigo. Não tem nada disso. Mas se você quer extravasar o seu lado Nerd, tem Jiraya, Changeman e Jaspion, por exemplo. Filmes de Terror no glorioso estilo thrash. Comédias do tempo da bizavó. Enfim, um ponto fortíssimo a favor da NetMovies. Gostei bastante mesmo.

A Experiência Final

Por fim o principal: a qualidade. Antes a resposta para a pergunta que não quer calar – os filmes travam ao carregar por stream? Creio que a resposta é condicionada ao seu provedor de banda larga. Em minha residência – região do Grande ABC, em São Paulo – me considero um privilegiado no quesito infraestrutura. TV a Cabo, Internet e Telefone sempre com uma excelente qualidade, com raras exceções quanto à queda de serviços (que realmente são muito esporádicas). Abrindo o jogo tenho uma banda de 10Mb da NET por R$ 60,00 mensais – valor que considero justo. Esporadicamente testo a velocidade, e as vezes chego a fazer download à 1.2Mb/s, velocidade imbatível pelo concorrente na mesma região.

Neste caso, a experiência de assistir filmes online é perfeita: muito esporadicamente o serviço dá aquela engasgadinha para carregar. Quando digo esporadicamente, significa que num universo de três filmes, somente um deles parou para carregar no meio, por aproximadamente 3 ou 4 segundos, acredito que por alguma instabilidade em minha banda larga.

Ou seja, este ponto ficou bem resolvido – ao menos na minha região.

Já a qualidade de vídeo é do tipo Standard – ou seja, nada de HD. Em fullscreen fica bem parecido com a qualidade de um canal comum a cabo, como a TNT. Talvez seja por isto que os filmes nunca travam na hora de carregar, pois são mais leves devido a sua qualidade inferior ao HD.

O mais provável é que se fossem HD, mesmo em bandas de 10Mb, eles travariam para carregar no decorrer do filme graças ao servidores onde estão hospedados – visto que o upload chega a ser três vezes mais custoso do que o download que realizamos enquanto assistimos o filme, que é descarregado no buffer. Quem sabe no futuro a NetMovies consiga investir numa infraestrutura específica para o serviço HD?

Quanto ao aspect ratio, todos os filmes que eu testei ocuparam toda a minha tela – mesmo os mais antigos. Isto não é bom. Naqueles cujo aspect ratio seja mesmo widescreen tudo bem, porém naqueles que não são o ideal é que viessem com as faixas pretas, independente da extremidade, pois assim respeitamos o formato original do diretor. A impressão é que o filme esticado em alguns casos e que em outros ele simplesmente foi ampliado.

O áudio é muito bom. Nos testes que eu realizei pude assistir filmes em 5.1 tranquilamente e com qualidade.
Agora a maior queixa: não há como avançar no filme, nem retroceder. Entre os controles do player temos somente a opção de pausar e resumir, além de poder alternar entre tela cheia e tela original. No meu caso eu tive problemas: aos 45 minutos, sem querer, desliguei o meu equipamento ao resvalar no controle remoto. Ao religar, não tive a opção de voltar de onde parei. Logo, a única opção era rever os 45 minutos que havia acabado de assistir. Sem chance, simplesmente desisti. Isto é extremamente grave e deve ser corrigido o quanto antes.

Outra coisa que pegou muito mal: minha televisão é da nova geração de plasma. Logo, ela possui diversas programações anti-burning, um mal muito comum que manchava as telas nas primeiras gerações do plasma. Um destes mecanismos é colocar uma tela de descanso quando a imagem está estática há muito tempo, o que também gera economia.

O recurso funciona muito bem em qualquer equipamento que eu tenho em casa, incluindo receptores de televisão, videogame e media player. Entretanto, no aplicativo da NetMovies, mesmo com o filme em pleno movimento, o eletrônico da Samsung entende que a imagem está estática e automaticamente aciona a tela de espera! Ou seja, a cada dez minutos preciso fazer alguma ação no controle remoto para que a tela não entre enquanto estou vendo o filme, simplesmente um horror.

Não sei se aqui a culpa é da NetMovies ou da Samsung, mas visto que a parceria é entre ambos, eles que se entendam, mas não deixe isto chegar ao consumidor, pois isto mata qualquer possibilidade de entretenimento: ao invés de me concentrar no filme, preciso ficar de olho no relógio antes que a maldita tela de descanso entre em ação.

Conclusão

Vale a pena, vale, mas principalmente pelo catálogo. Se no meio houvessem somente lançamentos, com certeza eu pularia fora nesta fase do projeto, mas como tem alguma pérolas e outras raridades, ficarei com o serviço por mais um tempo!

Se eles melhorarem tudo aquilo que eu critiquei, com certeza viro assinante em definitivo, pois realmente é muito prático. Desejo sorte a NetMovies e que eles tenham uma longa vida pela frente. E que a principal empresa a fazer este tipo de coisa, a NetFlix, possa servir como espelho para eles aperfeiçoarem seus serviços antes que a mesma chegue ao Brasil – conforme algumas notícias vinculadas na internet.

4 comentários:

  1. Falou e disse tudo que eu achei do aplicativo e do serviço, cara! A grande bronca, como você mostrou, é não poder avançar no filme... Parei no meio de Akira ontem e estou agora, com o filme/desenho rodando lá na TV até chegar onde eu parei pra poder continuar... Espero que resolvam isto rápido!
    Sobre o catálogo, este me impressionou também, pelo grande conteúdo de filmes difíceis de achar, como o grande acervo de Kurosawa!

    ResponderExcluir
  2. Estou com um problema pois comprei a tv hj a un32c5500 led e qdo abro o app simplesmente ele aparece usuario nao autenticado e nao me fornece o número que preciso para cadastro na minha conta do netmovies.... alguma dica do que fazer??? tentei procurar algum meio pra deletar o app e reintalar mas nao achei tb... se souber por favor entra em contato

    ResponderExcluir
  3. a dica é entrar com ação no Procom, eu também estou com mesmo problema, após a contratação do plano o aplicativo simplismente para de funcionar e vc pode abrir quantos chamados quiser, a NetMovies não responde, nem divulga seu telefone no site. Achei muito estranho a avaliação aqui postada, funciona mesmo? eu não recomendo, péssima experiencia.

    ResponderExcluir
  4. Esse serviço é uma bosta. Empresa de ladrões.

    ResponderExcluir