Baudrillard identifica três categorias de simulacros, sendo que cada uma está relacionada a um determinado período da história.
1º ordem
È associado com o pré-modernismo, onde as imagens são claramente um ponteiro (uma referência) artificial para um objeto real.
2º ordem
É associado com a revolução industrial, onde a distinção entre imagem e realidade deixa de existir devido à proliferação de itens produzidos em massa. A capacidade de imitar de um item ameaça substituir a versão original.
3º ordem
É associado com o pós-modernimo, onde o simulacro precede o original e a distinção entre realidade e representação deixa de existir. O que existe é somente o simulacro. Neste caso, o simulacro origina uma série de fenômenos:
1) Midia contemporânea, incluindo televisão, revistas e internet, que são responsáveis por ofuscar a linha entre os bens que são necessários e os bens cuja necessidade são criadas por imagens comerciais;
2) Valor de troca, a qual o valor dos bens estão acima de seu real valor de uso;
3) Multinacionais capitalistas, que produzem os bens não-essenciais (cujo necessidade é criada) através de plantas, minerais e outros recursos naturais;
4) Urbanização, que separa os homens do mundo natural;
5) Linguagem e ideologia, a qual a linguagem é utilizada mais parar obscurecer do que relevar a realidade quando utilizadas por classes dominantes e grupos politicamente poderosos.
Fonte de Pesquisa: Simulacra and Simulation, Wikipedia (Em inglês)
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