sexta-feira, 25 de julho de 2008

Radiohead: Airbag

O interlocutor relata um acidente de carro onde graças a um airbag ele pode sobreviver. Tamanha é sua fascinação diante do ocorrido, que neste renascimento ele promete a si mesmo que irá dedicar sua vida a salvar os outros: a salvação virá através da divulgação de novas tecnologias de segurança, que certamente poderá salvar vidas, assim como ele foi salvo.

Ironicamente, é graças a todos estes avanços sistematizados que corremos o risco de perder a vida. Veja que o interlocutor está dentro de um carro, onde num cruzamento ele foi atingido por um caminhão que ultrapassou o sinal vermelho e, se não fosse o airbag de seu veículo provavelmente ele estaria morto. É a típica cena que na sociedade mais antiga seria impossível de descrever. Carro? Semáforo? Caminhão? Airbag? São palavras que são ditas apenas de poucos anos para cá, e nos tornamos tão dependentes que não nos espantamos com tais inventos, de tal modo que não conseguimos imaginar como seria a vida sem estes apetrechos.

Isto demonstra o quanto estamos alienados a nossa própria época e ao nosso próprio invento. Este condicionamento a esta nova "realidade" é tão grande que o protagonista agradece a tecnologia por salvá-la da própria tecnologia! É como se um robô lhe arremessasse do 10º andar de um prédio e conseguisse lhe salvar antes de tocar o solo. O que fica é a última impressão, que é a ciência tecnológica como uma espécie de novo Deus que trará a salvação para todos os problemas.

Video do Radiohead tocando Airbag ao vivo em 1997, na Holanda

O interlocutor, enganado por seu próprio meio, diz "Ufa! Se não fosse estas novas invenções eu estaria morto! Todo mundo tem que ter um airbag no carro, não importa o preço, temos que pagar! Vou convencer a todos os conhecidos que adquiram este acessório!". Podemos entrar numa outra questão: o airbag é um item de segurança que pode lhe salvar de uma fatalidade, sendo assim, todos os veículos deveriam ter de fábrica, de tal modo que nenhum veículo poderia sair às ruas sem airbag. Isto não acontece justamente porque a idéia é justamente controlar e lucrar, pois esta é a sociedade do consumo e até o essencial deve ser comercializado.

Perceba que após determinado trecho da música, uma ruideira exorbitante toma conta da canção, como que para direcionar os ouvintes para este novo portal onde até mesmo a arte é tecnologia pura.

In the next world war
Na próxima Guerra Mundial
In a jackknifed juggernaut
Em uma curva fechada de um caminhão
I am born again
Eu nasço de novo

In the neon sign
Em um sinaleiro de neon
Scrolling up and down
Correndo para cima e para baixo
I am born again
Eu nasço de novo

In an interstellar burst
Numa explosão interestelar
I am back to save the universe
Eu estou de volta para salvar o universo

In a deep deep sleep of the innocent
No profundo sono da inocência
I am born again
Eu nasço de novo

In a fast german car
Num carro alemão veloz
I'm amazed that I survived
Estou impressionado por ter sobrevivido
An airbag saved my life
Um airbag salvou minha vida

In an interstellar burst
Numa explosão interestelar
I am back to save the universe
Eu estou de volta para salvar o universo

A seguir, Paranoid Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário