sábado, 23 de agosto de 2008

A Turma da Mônica Adolescente

Nesta semana chegou as bancas de todo o país uma HQ de conteúdo duvidoso, porém instigante: Turma da Mónica Jovem (Editora Panini - R$ 5,90) dos estudios Mauricio de Sousa. Se trata nada mais nada menos - como se espera no título - do que a velha turma da Mônica numa versão adolescente.

Ao saber do projeto a primeira coisa que me veio a cabeça é uma certa repulsa. Afinal, para quê estragar personagens de nossa infância com personagens que podem descaracterizar toda uma época? Sim, a primeira imagem de divulgação (que você vê logo abaixo) me causou um certo mal-estar.


 A temática iria envolver problemas como sexualidade, drogas, relacionamentos amorosos, e todo o inferno que somos obrigados a passar na fase de transição de uma criança para a maioridade. Era o fim. Porque Mauricio de Sousa se permitiu tamanha ousadia? E o respeito com os leitores antigos? Enfim, não estava mais somente desconfiado, porém muito bravo.

Eis que finalmente o projeto se realiza e a primeira edição chega as bancas. Não me contive. Uma curiosidade maior do que a minha indignação fez com que eu adquirisse a edição e lê-se imediamente. Como é que seria o projeto? Como será que Mauricio de Sousa imaginaria suas criações se elas pudessem crescer? Portanto a sorte estava lançada.

Após a leitura, um certo alívio: o resultado ficou bem legal, acima das minhas espectativas em relação a idéia, embora esteja aquém em relação à uma boa história de quadrinhos. Tudo bem que é só uma história de entrada e a trama promete bastante. Toda a experiência durante a leitura é um misto de nostalgia com ousadia, e isto o projeto soube explorar com muita competência.

Mônica cresceu, é uma linda garota, ainda dorme com o seu coelhinho Sansão, inteligente - logo na primeira cena ela dorme com um livro na mão - com um temperamento forte e com muita personalidade.

Cebola está com um corte de cabelo bem legal, fez tratamento para a dislalia e agora só troca os "r" por "l" quando está muito nervoso - geralmente na presença de uma garota, principalmente a Mónica, por quem sempre teve uma queda.

Cascão sempre está envolvido com esportes radicais. Agora ele toma banho e demora horas debaixo do chuveiro. Magali continua gostando de comer, porém agora mantém uma dieta controlada para manter o seu corpo sempre em dia.

Franja continua inteligente e trabalha num museu. Licurgo - o antigo Loko - agora é professor dos mais excêntricos. Céuboy - o antigo Anjinho - é um guerreiro divino com longas asas. Poeira Negra - o antigo Capitão Feio - é o grande vilão.

Enfim, a turma continua sendo a mesma. A história continua sendo agradável e bem humorada, nada muito polêmico ou que pudesse surpreender demais. É apenas um outro universo, com personagens mais velhos situados nos dias de hoje, onde computadores e celulares prevalecem. Recomendo este Turma da Mônica Jovem e continuarei acompanhando as próximas edições, pois como entretenimento é uma ótima pedida, assim como os momentos de nostalgia que os autores sabem aproveitar, fazendo com que os leitores antigos possam relembrar a sua própria infância onde Mônica e seus amigos sempre nos acompanharam.

Ótima supresa.

5 comentários:

  1. Oi Evandro,

    gostei muito do seu texto! Parabéns! Pelo Blog, também.

    Eu curti muito na infância os gibis da Turma da Mônica.

    Vou levar seu texto para a comunidade (Orkut) "Harém do Brasil". Pode deixar que eu darei os créditos. Além de linkar.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá lella, grato pela visita! Espero que você volte outras vezes.

    Turma da Mônica é um grande marco nos quadrinhos infantis e devemos nos orgulhar bastante do sucesso que as histórias fazem ainda nos dias de hoje, afinal é uma criação 100% brasileira e que rivaliza acirradamente com os quadrinhos da Disney - ao menos no Brasil.

    A Panini Comics, distribuidora dos quadrinhos, anunciou que Turma da Mônica Jovem é um sucesso de vendas, e teve que ampliar a tiragem inicial de 80 mil exemplares para 230 mil exemplares, sendo que destes, 57% já foram vendidos.

    ResponderExcluir
  3. Discordo, a turma da Mônica só é brasileira pq foi inventada no Brasil. Essa nova versão é TOTALMENTE ajaponesada, perdeu a originalidade. Não só no traço, como nas roupas e acessórios que a turma usa...quem no Brasil se veste assim? Agora, no Japão, sim. Basta ver os desenhos tipicamentes japoneses.

    Detestei

    :'(

    ResponderExcluir
  4. Olá HaNnYa!

    Primeiramente, obrigado pela visita! Espero que você volte outras vezes...!

    Enfim, entendo o teu sentimento, afinal eles viraram o universo de Mauricio de Sousa de ponta-cabeça, não é mesmo?

    É verdade que esta nova Turma da Mônica não tem traços brasileiros e a proposta é realmente se assemelhar a mangas japoneses, porém isto ressalta ainda mais a idéia de tornar uma história pelo lado fantástico, e não próxima da realidade - para o nosso alívio!

    O meu medo era justamente dos personagens andarem por ruas que fossem iguais à nossas, que os dilemas enfretados fossem os mesmos dos adolescentes, que sofressem problemas do nosso dia-a-dia, porém é justamente o contrário!

    E isto fez com que eu conseguisse engolir a história e que encontrasse uma boa diversão!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Gostava de ter acesso a esta nova etapa da turma da monica mas não sou do Brasil. Em portugal não encontro a revista nas bancas, como posso fazer para as adquirir?

    ResponderExcluir