quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Radiohead: Electioneering

Certa vez, Thom Yorke disse que foi inspirado pela filosofia de Noam Chomsky que escreveu a letra desta canção. Ele dizia que algumas frases saiam enquanto certas idéias vagavam em sua mente. Por exemplo, após ler diversos escritos de Chomsky sobre o 3º mundo, guerras e política, veio a frase "O gado estimulando o f.m.i." (Fundo Monetário Internacional).

A música não é uma das melhores do album, justamente porque quebra o ritmo melancólico e trabalhado em todas as outras faixas para assumir uma postura mais crua, pesada e pop. Talvez seja esta a intenção, o que pode ser constatado quando estabelecemos uma paralelo entre a letra e a melodia.

Electioneering ao vivo, em 1997.

Na letra, o protagonista assume um candidato político que, através de idéia maquiavélicas, mostra como controlar e enganar as pessoas através de um discurso retórico persuassivo. Conforme ele diz: "Diga a coisa certa quando fizer propaganda política". Seguindo este conselho, surge a imagem do candidato sorridente, bem vestido, adentrando-se entre o povo, acenando com as mãos e dizendo: "Eu confio! Eu posso confiar em seu voto!".

Por trás de suas palavras, encontramos o seu pensamento: "Quando eu vou em frente você vai para trás". Vivemos num sistema infálivel e complexo, ditatorial e voraz, enquanto alguns ganham muito, outros não ganham nada. Em países de 3º a diferença é ainda mais gritante: vemos uma pequena parcela da população ganhando rios de dinheiro e uma grande parcela vivendo em extrema condição de pobreza. Este sistema é orientado à exploração. Aqueles que sabem explorar bem irão se dar bem.

Ou seja, é um sistema imoral onde a enganação e a falsidade são pré-requisitos para exercer o controle e ter o poder de oprimir os seus adversários. Talvez, neste contexto, a agitação da música seja explicada: Propaganda política é sinônimo de festa para lavar o cérebro das massas. Como aquelas marchichas disparadas em caminhões de som e grupos que tocam canções ao vivos para enaltecer a imagem do político - o que é extremamente necessário num mundo regido pelas aparências, onde cada idéia não parece ter um mínino valor em frente com aquilo que pode ser visto.

Montagem de Electioneering realizada por fãs, mas que expressa bem o significado da letra.

I will stop
Eu vou parar
I will stop at nothing
Eu vou parar por nada.
Say the right things
Diga a coisa certa
When electioneering
Quando estiver fazendo propaganda política
I trust I can rely on your vote
Eu confio eu posso confiar em seu voto.

When I go forwards you go backwards
Quando eu vou em frente você vai para trás
And somewhere we will meet
E em algum lugar nos encontraremos.

Riot shields
Proteções de revoltas,
Voodoo economics
Economia de vodu
It's just business
São só negócios,
Cattle prods and the IMF
O gado estimulando o f.m.i.
I trust I can rely on your vote
Eu confio eu posso confiar em seu voto.

A seguir, Climbing Up The Walls.

Um comentário:

  1. pq a pagina fitter happier, ta fora?
    se puder responder, meu email fbslipknot@gmail.com

    estou lendo todo o blog, att fb

    ResponderExcluir