segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Radiohead: Lucky

Esta canção está envolvida por um mistério. Sua letra é um contraste da melancólica melodia. Fala sobre o sentimento que muitas vezes temos onde a sorte parece mudar a nosso favor. Sabe quando a tormenta é tão densa que quando ela diminui nos sentimos tão aliviados que achamos que tudo está bem? O Radiohead talvez esteja por tratar disto.

Não há como ter certeza, o que não poderia ser diferente num album tão genial como este, porém ele diz "Eu estou numa roda" e isto permite uma associação com o antigo conceito da roda da fortuna, onde o homem em dado momento está por cima, em outro está por baixo, sem que aja um lógica exata para explicar porque isto acontece. Segundo este conceito, é a sorte que vai determinar como você está hoje.

Outra coisa que pode ser levada em consideração é uma provocação: o protagonista não estaria sendo seduzido por uma vida inautêntica? Não estaria ele aceitando as coisas como são, de modo que tenha desistido de tentar lutar contra o sistema? Não seria esta aceitação do absurdo que o levou a achar que é a sorte que estava mudando o seu ponto de vista?

Os questionamentos acima têm origem no vídeoclip oficial, que mostra uma série de barbáries cometidas com crianças, consequências da guerra e abuso de poder. E ainda assim, como é possível que as pessoas ainda conseguem sorrir com tantas coisas ruins acontecendo ao nosso redor?

Somente um estado de condicionamento poderia nos levar a esquecer de certos problemas sociais, de forma que olhar para tantas atrocidades e ainda assim poder viver em total indiferença é sorte para poucos.

Videoclip oficial de Lucky

I'm on a roll, I'm on a roll
Eu estou numa roda, eu estou numa roda,
This time, I feel my luck could change
Desta vez, eu sinto que minha sorte mudará
Kill me Sarah, kill me again with love
Mate-me Sarah, mate-me novamente com amor
It's gonna be a glorious day
Este será um dia glorioso

Pull me out of the aircrash
Tire me do acidente aéreo
Pull me out of the lake
Tire me do lago
I'm your superhero
Eu sou seu superherói
We are standing on the edge
Nós permaneceremos no limite

The Head of State has called for me by name
O Chefe de Estado chamou por meu nome
But I don't have time for him
Mas eu não tenho tempo para ele
It's gonna be a glorious day
Este será um dia glorioso
I feel my luck could change
Eu sinto que minha sorte irá mudar

A seguir,  The Tourist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário