sábado, 10 de abril de 2010

Black Hole


Excelente Graphic Novel de Charles Burns, publicada em 2 volumes pela editora Conrad. Não conhecia nenhuma outra obra do autor, então foi com uma grata surpresa que pude saborear tão deliciosa e sombria narrativa. De fato não há nada de novo na trama presente no livro de Burns, mas a atmosfera alinha aos diálogos e desenhos são sensacionais. O clima, em minha singela opinião, é perfeito.

A história se passa em algum momento entre os anos 60 e 70 em plena época da contracultura predominantemente jovem, cujo rock psicodélico, uso abusivo de drogas, sexo livre e o movimento hippie foram ingredientes que pintaram esta década com cores vivas que jamais seriam esquecidas.

O roteiro é centrado num grupo de jovens estudantes, que partilham dos assuntos de seu tempo e convivem com uma doença transmitida sexualmente que deformam totalmente o seu corpo, exteriorizando a deformação para os olhos de quem os vê.

Isto é algo interessante, pois as pessoas contaminadas começam a formar grupos que se isolam da sociedade e passam a construir uma própria cultura freak e assustadora. Por trás de jovens comuns temos aparências bizarras que afastam qualquer um de perto.

Paralelamente a esta trama, jovens começam a desaparecer numa floresta próxima, o que dá um tom enigmático na prosa, visto que este fato não é comumente citado na história e nem é visto como ponto primordial, porém tem um papel fundamental ao término da narrativa, que liga todos os pontos e finaliza o enredo de forma muito satisfatória.

O ponto a se destacar em todos os dois volumes é a naturalidade que se expõem a humanidade (seja isto bom ou ruim) nas personagens. Mesmo em situações fantásticas, os sentimentos são muito bem evidenciados e conseguimos extrair bem o conteúdo das cenas e dos diálogos. Já foi dito por alguém no passado que prosas simples contadas com maestria valem mais do que prosas complexas contadas de qualquer jeito.

A meu ver, é o caso de Black Hole: é mais do mesmo contado de uma forma singular que nos faz querer chegar rapidamente ao fim e quando lá estamos nos lamentamos por não ter mais o que ler nestes livros. Ponto positivo para o autor: os méritos são todos seus.

Black Hole Vol 1: Introdução à Biologia
Black Hole Vol 2: O Fim

Charles Burns
Editora Conrad

Nenhum comentário:

Postar um comentário