sábado, 7 de agosto de 2010
Morrissey: Irish Blood, English Heart
Primeiro single de You Are The Quarry, esta canção teve uma excelente aceitação pelo mundo, ficando, inclusive, em 3º lugar nas paradas do Reino Unido e atingido o 36º lugar na Modern Rock Track da revista Billboard americana. Esta música aparece também no jogo Fifa Soccer 2005, embora uma parte tenha sido cortada, provavelmente pelo teor provocativo de Morrissey em sua letra.
A música é curta, com melodia bem encaixada aliada a voz marcante do cantor. Os instrumentos são bem valorizados, principalmente a guitarra, cujo riffs acompanham bem o vocal e há algumas escapadas solos no miolo interessantes. Logo na introdução, temos duas frases (com uma nota aguda perdida na segunda frase) acompanhadas de uma batida leve e seca na bateria, que se mantém até Morrissey acabar a primeira estrofe. Na sequência vem uma paletada mais forte, que dita o restante da música, sem tirar o destaque de Morrissey. Realmente a canção é muito bem orquestrada - não é a toa que se tornou a primeira música de trabalho do álbum.
Quanto a letra, Morrissey aponta um fato histórico para trabalhar a sua provocação. Isto nos força a pesquisar para entender melhor o significado e, veja só, quando dou por mim percebo que Morrissey, inusitadamente, nos traz uma pequena aula de história. Resumidamente, o citado Oliver Cromwell foi um militar e político britânico cujas ações culminaram no chamado protetorado, uma espécie de ditadura, a qual Escócia, Inglaterra e Irlanda foram submetidas.
Entre estas ações, em 1649 Cromwell acabou com a monarquia na Irlanda, ordenando, inclusive, o assassinato em massa de 3500 pessoas em Drogheda - sendo que 2700 eram soldados monarquistas e outras pessoas que possuíam armas, inclusive civis, prisioneiros e padres católicos, num verdadeiro genocídio. Dizem que até os dias de hoje, Cromwell é profundamente odiado na Irlanda. O ato em si foi considerado uma grande ofensa contra os católicos e até hoje gera uma grande discórdia que acalenta o conflito entre católicos e protestantes na região e também entre irlandeses e ingleses.
Sabendo disso, não precisa dizer mais nada. Basta ler a letra. Morrissey, ao seu modo, quer acabar com esta palhaçada. Diz que os ingleses não devem se orgulhar de ter Oliver Cromwell em sua história e pede, inclusive, para esquecê-lo para sempre. Só assim será possível unir as duas nações, sem que tenha que temer por atos de violência simplesmente por ter nascido em um dos dois países. Muitas vezes são ideias provenientes do Partido Conservador do Reino Unido que continuam a promover este tipo de contenda, então Morrissey se dirige diretamente à eles na última estrofe desta canção.
Título: Irish Blood, English Heart
Letra por Morrissey/Alain Whyte
Album: You Are The Quarry
Ano: 2004
Irish blood, English heart, this I'm made of
Sangue irlandês, coração inglês, é disso que sou feito
There is no-one on earth I'm afraid of
Não há ninguém no planeta que eu tenha medo
And no regime can buy or sell me
E nenhum regime pode comprar ou me vender
I've been dreaming of a time when
Eu tenho sonhado com um tempo onde
To be English is not to be baneful
Ser inglês não será prejudicial
To be standing by the flag not feeling
Segurar a bandeira sem sentir-se
Shameful, racist or partial
Envergonhado, racista ou parcial
Irish blood, English heart, this I'm made of
Sangue irlandês, coração inglês, é disso que sou feito
There is no-one on earth I'm afraid of
Não há ninguém no planeta que eu tenha medo
And I will die with both my hands untied
E morrerei com ambas as mãos desatadas
I've been dreaming of a time when
Eu tenho sonhado com um tempo onde
The English are sick to death of Labour
Os ingleses estejam enjoados dos Trabalhistas
And Tories, and spit upon the name of Oliver Cromwell
E dos Conservadores, e cuspam sobre o nome de Oliver Cromwell
And denounce this royal line that still salute him
E condenem esta linhagem real que ainda o saúda
And will salute him forever
E o saudará para sempre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário