sábado, 23 de julho de 2011

90 Livros Clássicos Para Apressadinhos


Foi diante de grande expectativa que eu adquiri este livro. Em mais de uma revista eu li que a diversão era garantida e que a forma como o autor sueco Henrik Lange resume grandes obras da literatura em apenas três quadros era hilária, quando não impressionante.

Isto mesmo: a missão deste autor é resumir em apenas três quadrinhos grandes clássicos da literatura! Na lista temos livros volumosos, como “O Senhor dos Anéis”, “Ulisses” e até mesmo (pasmem!) a “Bíblia”. Ou seja, é uma tarefa extremamente audaciosa.

Quando me deparei com o livro na estante de uma livraria, li apenas dois resumos e me diverti bastante! Logo, comprei e deixei para ler o restante em minha residência, proporcionando uma experiência mais agradável a mim mesmo – muito embora o livro seja tão curto que poderia finalizá-lo na livraria (se tivesse um pouco mais de tempo).

Sob o meu ponto de vista, o resultado final é interessante, entretanto nem tudo são flores: há bons e maus momentos. O fato é que a coisa faz mais sentido se você já leu um dos livros resumidos (ou, pelo menos, a adaptação cinematográfica do livro em si), caso contrário, não achará graça alguma.

E mesmo para quem leu, certos resumos simplesmente não colam – o que era de se esperar dado a complexidade de certas obras. Parece que estou sendo crítico demais quando escrevo certas palavras, mas a questão aqui não é a fidelidade com a história resumida, mas com o humor que se espera neste tipo de trabalho: alguns casos são simplesmente sem graça.

Porém, como já dito, há casos extremamente bem humorados e que fazem valer o valor e tempo investido, como é o caso de “Psicopata Americano”, “Morte de um Caixeiro Viajante” e “O Processo” (para mim, o mais engraçado).

Enfim, pelo trabalho como um todo, vale a pena conferir. Entretanto se você é daqueles que não gosta de literatura e só quer curtir um livro, acho que este não é para você. Este é para aqueles caras que adoram livros, que já leram uma boa parte dos clássicos e que tem bom humor.

Um comentário:

  1. Passei na livraria dia desses e dei uma olhada nesse livro, vi resumos de livros que já tinha lido e, mesmo assim, não achei tão engraçado assim.

    Fora que com tanta obra que não tinha lido resumida, não quis correr o risco de ver um resumo antes, sendo assim, resolvi deixar pra lá.

    ResponderExcluir