segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Radiohead: Karma Police

Esta música foi o principal hit do Radiohead nas rádios de todo o mundo quando OK Computer foi lançado - não é para menos, afinal esta é uma das melhores canções de toda a história da música - embora tenha sido o segundo single do OK Computer. A letra irá falar sobre a repressão das forças policiais como ferramenta da própria sociedade condicionada para espantar as pessoas que fogem de um determinado padrão.

Isto ocorre constantemente quando um pequeno aglomerado decide protestar a favor de uma causa e são silenciados pela polícia como se houvesse vandalismo. Ou então quando uma classe de trabalhadores decide entrar em greve e a mídia transmite a imagem de vilões e rebeldes para todos os que desconhecem os motivos da paralisação. Outro exemplo que pode ser utilizado é quando um homem decide causar por si mesmo uma revolução ou transmitir a sua mensagem através de um ato, como fazer um discurso inusitado em público, ou vestir roupas que ditem um movimento. A massa irá vislumbrar assustada e irá se sentir ofendida e perturbada. Muitas vezes chamam a polícia para colocar fim no assunto.

Vivemos, então, num sistema de constante repreensão e somos subjetivos as regras impostas pela sociedade, caso contrário somos punidos: "Isto é o que você ganha quando mexe com a gente".

Video-clip oficial de Karma Police

Karma police, arrest this man, he talks in maths
Karma policial, prenda este homem, ele fala em números,
He buzzes like a fridge, hes like a detuned radio
Ele zumbe como uma frigideira, ele parece um rádio fora de sintonia
Karma police, arrest this girl, her hitler hairdo, is making me feel ill
Karma policial, prenda esta garota, seu penteado de Hitler está me deixando doente
And we have crashed her party
E nós acabamos com a festa dela.

This is what you get, this is what you get
Isto é o que você ganha, isto é o que você ganha,
This is what you get, when you mess with us
Isto é o que você ganha, quando você mexe com a gente.

Karma police, Ive given all I can, its not enough
Karma policial, eu tenho dado tudo o que posso e não é o suficiente,
Ive given all I can, but were still on the payroll
Eu tenho dado tudo o que posso, mas nós ainda não constamos na folha de pagamento.
This is what you get, this is what you get
Isto é o que você ganha, isto é o que você ganha,
This is what you get, when you mess with us
Isto é o que você ganha quando você mexe com a gente.
And for a minute there, I lost myself, I lost myself
Por um minuto lá eu me perdi, eu me perdi.
And for a minute there, I lost myself, I lost myself
Por um minuto lá eu me perdi, eu me perdi.

 A seguir, Fitter Happier

2 comentários:

  1. Cara excelente analise, você captou bem a essência do radiohead e soube muito bem converte -la em palavras.


    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu comentário (lembrando apenas que esta é uma das muitas interpretações possíveis para este album tão complexo)!

    Espero te ver novamente neste blog!

    Abraços,

    ResponderExcluir